A identidade cultural é um conjunto vivo de relações
sociais e patrimônios simbólicos, historicamente
compartilhados que estabelece a comunhão de
determinados valores entre os membros
de uma sociedade.
de uma sociedade.
Sendo um conceito de trânsito intenso e tamanha
complexidade, podemos compreender a constituição
de uma identidade, em manifestações que podem
envolver um amplo número de situações que vão desde
a fala até a participação em certos eventos.
envolver um amplo número de situações que vão desde
a fala até a participação em certos eventos.
Durante muito tempo, a ideia de uma identidade
cultural não foi devidamente problematizada no
campo das ciências humanas.
Com o desenvolvimento das sociedades modernas,
muitos teóricos tiveram grande preocupação em
apontar o enorme “perigo” que o avanço das
transformações tecnológicas, econômicas e políticas
poderiam oferecer a determinados grupos sociais.
Nesse âmbito, principalmente
cultural não foi devidamente problematizada no
campo das ciências humanas.
Com o desenvolvimento das sociedades modernas,
muitos teóricos tiveram grande preocupação em
apontar o enorme “perigo” que o avanço das
transformações tecnológicas, econômicas e políticas
poderiam oferecer a determinados grupos sociais.
Nesse âmbito, principalmente
os folcloristas defendiam a preservação de certas
práticas e tradições.
práticas e tradições.
Por outro lado, algumas recentes teorias culturais
desenvolvidas no campo das ciências humanas
desempenharam o papel inovador de questionar
o próprio conceito de identidade cultural.
o próprio conceito de identidade cultural.
De acordo com essa nova corrente, muito em voga
com o desenvolvimento da globalização, a identidade
cultural não pode ser vista como sendo um conjunto
de valores fixos e imutáveis que definem o indivíduo
e a coletividade da qual ele faz parte.
com o desenvolvimento da globalização, a identidade
cultural não pode ser vista como sendo um conjunto
de valores fixos e imutáveis que definem o indivíduo
e a coletividade da qual ele faz parte.
Um dos mais conhecidos exemplos dessa nova
tendência que pensa a questão das identidades
pode ser encontrada na obra do pesquisador
Nestor Garcia Canclini.
tendência que pensa a questão das identidades
pode ser encontrada na obra do pesquisador
Nestor Garcia Canclini.
Em vários de seus escritos, este pensador tem a
recorrente preocupação de analisar diversas situações
nas quais mostra que a cultura e as identidades
não podem ser pensadas como um patrimônio
a ser preservado.
Longe disso, ele assinala que o intercâmbio e a modificação
são caminhos que orientam a formulação e a
construção das identidades.
recorrente preocupação de analisar diversas situações
nas quais mostra que a cultura e as identidades
não podem ser pensadas como um patrimônio
a ser preservado.
Longe disso, ele assinala que o intercâmbio e a modificação
são caminhos que orientam a formulação e a
construção das identidades.
Com esses referenciais, antigos problemas que
organizavam os estudos culturais perdem a sua força,
para uma visão de natureza mais ampla e flexível.
organizavam os estudos culturais perdem a sua força,
para uma visão de natureza mais ampla e flexível.
A antiga dicotomia que propunha a cisão entre
“cultura popular” e “cultura erudita”, por exemplo,
deixa de legitimar a ordenação das identidades por
meio de pressupostos que atestavam a presença d
e esferas culturais intocáveis em uma mesma sociedade.
Além disso, outras investigações cumpriram o papel
de questionar profundamente o clássico conceito
de aculturação.
“cultura popular” e “cultura erudita”, por exemplo,
deixa de legitimar a ordenação das identidades por
meio de pressupostos que atestavam a presença d
e esferas culturais intocáveis em uma mesma sociedade.
Além disso, outras investigações cumpriram o papel
de questionar profundamente o clássico conceito
de aculturação.
Partindo dessas novas noções de identidade, antigos
temas relacionados à cultura que aparentavam
completo esgotamento ganharam um novo fôlego
interpretativo.
completo esgotamento ganharam um novo fôlego
interpretativo.
As identidades passaram a ser trabalhadas com
definições menos rígidas.
definições menos rígidas.
Diversos estudos vão contra a ideia de que
uma população deve abraçar a sua cultura e
garantir todas as formas possíveis de cristalizá-la.
garantir todas as formas possíveis de cristalizá-la.
Dessa forma, presenciamos a abertura de novas
possibilidades
possibilidades
de entender o comportamento do homem
com seu mundo.
com seu mundo.
Rainer Sousa
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